2 Milhões de Veículos Flex Fuel

A produção e a comercialização de veículos flex-fuel (gasolina-álcool) atingiram em agosto 2 milhões de unidades no mercado automotivo brasileiro. Lançados há apenas pouco mais de três anos – em março de 2003 – os veículos flex já representam 77% das vendas de automóveis e comerciais leves no País. As vendas acumuladas de flex evoluíram de 48,2 mil unidades em 2003 para 376,6 mil em 2004,  1,2 milhão em 2005, chegando agora a 2,0 milhões de veículos.

Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea, diz que os veículos flex resultam  do vigor da engenharia e da tecnologia automotivas no Brasil e representam a viabilização de toda uma cadeia econômica, que vai desde a base agrícola de produção de cana-de-açúcar, à produção de álcool combustível, ao setor de equipamentos para usinas e aos veículos flex para o mercado consumidor, além de ganhos ambientais para o País.

Ele afirma que a dianteira do Brasil na corrida dos combustíveis alternativos tem potencial para gerar novos negócios para o País no Exterior.  “A cadeia econômica do álcool combustível transformou-se em importante vantagem competitiva para o Brasil no novo cenário energético mundial que se apresenta agravado em razão do mercado internacional do Petróleo”.  O País deve aproveitar intensamente os fatores de competitividade de que dispõe. O biodiesel e o H.Bio (óleo vegetal para adição ao óleo diesel) também são novas possibilidades de viabilização de outras cadeias econômicas de combustíveis alternativos, a exemplo do álcool, conclui Rogelio Golfarb.